imagem
 
NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

Actas do IX Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular 

 

Data limite de entrega: 30 de Abril de 2017

 

Formato da publicação: digital.

 

Os trabalhos deverão ser enviados para: arqueologia@troiaresort.pt

ou

TROIA RESORT

 

IX Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular Edifício Administrativo – Banda C

Tróia. 7570-789 Carvalhal. Grândola.

  

1. Apresentação do texto

  1. A extensão máxima dos trabalhos, incluindo texto, resumo, bibliografia, figuras e legendas, será de 15 páginas.
  2. O texto será batido em letra Times New Roman de tamanho 12, a espaço simples, com parágrafos recolhidos.
  3. O original deve incluir obrigatoriamente um resumo em língua própria (castelhano ou português) e em inglês, com o máximo de 500 caracteres, excluindo espaços.
  4. Os textos deverão ser enviados em ficheiros MS Word para Windows gravados nas extensões .doc ou .docx.
  5. Deverá ser assinalado no texto o local ideal para entrar cada ilustração, de modo a respeitar- se, tanto quanto possível, a ideia do autor (tendo em conta o critério de que a ilustração deve aparecer depois do texto que a refere).

2. Referências bibliográficas

  1. A bibliografia será redigida no final do artigo e deve conter apenas as obras citadas no texto.
  2. Quando a responsabilidade da obra citada for partilhada por um máximo de três autores, serão todos referenciados no corpo do texto.
  3. Quando a responsabilidade da obra citada for partilhada por mais de três autores, indica-se no corpo do texto apenas o nome do primeiro, seguido da expressão et alii em itálico, enquanto na bibliografia final são indicados os nomes de todos os autores, independentemente do seu número.
  4. Os nomes próprios dos autores citados na bibliografia e os títulos das publicações periódicas não deverão ser abreviados.
  5. Os autores espanhóis devem ser referenciados pelo primeiro apelido:

             GONZÁLEZ FERNÁNDEZ, Julián, ed. (1994) - Roma y las provincias: realidad administrativa. Madrid: Ediciones Clásicas.

    6. Os títulos dos artigos e monografias devem ser separados dos subtítulos por dois pontos:

             GONZÁLEZ FERNÁNDEZ, Julián, ed. (1994) - Roma y las provincias: realidad administrativa. Madrid: Ediciones Clásicas.

    7. Monografias:

             ALARCÃO, Jorge de (1988) - O domínio romano em Portugal. Lisboa: Europa-América.

    8. Contribuições em monografias:

         HEINZ, Christine; THIÉBAULT, Stéphanie; VERNET, Jean-Louis (1993) - Gestion et dégradation de la forêt préhistorique méditerranéenne. In Le Néolithique au Quotidien. Paris: Maison des Sciences de l’Homme (Documents d’Archéologie Française; 39), pp. 12–18.

    9. Contribuições em monografias com indicação de editor

             CARRILERO MILLÁN, Manuel (1993) - Discusión sobre la formación social tartésica. In ALVAR ESQUERRA, Jaime; BLÁZQUEZ MARTÍNEZ, José María, eds. - Los enigmas de Tarteso. Madrid: Cátedra, pp. 163–185.

    10. Artigos de publicações em série:

              DAVIS, Simon J. M.; MORENO GARCÍA, Marta (2007) - Of metapodials, measurements and music: eight years of miscellaneous zooarchaeological        discoveries at the IPA, Lisbon. O Arqueólogo Português. Lisboa. Série IV. 25, pp. 9-165.

    11. No caso de se tratar de uma revista com a indicação de volume e número, a referência será feita da seguinte maneira:

             CARDOSO, Mário (1965) - A perda frequente de espécimes preciosos da nossa joalharia arcaica. Revista de Guimarães. Guimarães. 75:1-4, pp. 153–168.

3. Citações

  1. Será utilizado o sistema de citação bibliográfica com inclusão no próprio texto de Autor, Data, Página entre parênteses. Exemplo: (González Fernández, 1994, 163).
  2. É admitida, a título excepcional, a inclusão de notas no fim do texto. As notas incluirão apontamentos breves e questões relacionadas com o texto original, sendo numeradas sequencialmente com números em expoente.
  3. Se a bibliografia contiver vários documentos do mesmo autor e editados no mesmo ano, acrescenta-se ao ano de publicação na citação e na referência bibliográfica uma letra do alfabeto. No caso de se referir mais de uma obra do mesmo autor na mesma citação, a separação é efectuada por ponto e vírgula (1983a; 1983b;...).
  4. Sempre que um documento não tenha sido consultado pelo autor e que a citação seja feita por intermédio de outro autor, deve-se anteceder as citações por apud (em latim e em itálico, segundo ou conforme). 

4. Apresentação de datas 

  1. São adoptadas as regras constantes da proposta sobre referência de datas de radiocarbono aprovada no 1.º Congresso de Arqueologia Peninsular (Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Porto. 35:2, 1995, p. 512):
  2. As datas convencionais de radiocarbono serão expressas em anos BP (Before Present), sendo desaconselhada, vivamente, a subtracção de 1950 à data convencional;
  3. As datas absolutas deverão ser publicadas acompanhadas sempre da referência de laboratório;
  4. As datas de radiocarbono calibradas deverão ser acompanhadas dos símbolos cal BC, cal AD ou cal BP, conforme o caso;
  5. A curva de calibração utilizada deverá ser sempre referida.
  6. Na citação de datas resultantes da aplicação de outros métodos, devem indicar-se os mesmos elementos requeridos para a referência de datas de radiocarbono (laboratório, número da datação, data obtida e margens de erro), seguidos das siglas que usualmente identificam o respectivo método (TL/U/Th, etc.).
  7. A referência a grandezas cronológicas (exemplo: III milénio, século IV, terceiro quartel do século II, etc.), não reportadas expressamente a nenhuma data específica de radiocarbono, como tal identificada, ou aquelas que realizem a síntese de datas obtidas por métodos diferentes, serão referidas em a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo) ou em a.n.e. (antes da nossa era) e n.e (nossa era). 

5.  Unidades de medida

Deverá ser deixado um espaço entre os numerais e as unidades de medida, que serão reproduzidas sempre em minúscula. Exemplos: 2,4 m; 56,5 cm; 43 km2; 4,8 kg; 70 000 l.

6.  Numerais

Os numerais ordinais e os cardinais (quando estes não forem seguidos de unidades de medida) deverão ser representados por extenso, respectivamente, de primeiro a décimo e de um a dez (inclusive), e por algarismos a partir deste último número.

7.  Imagens

  1. As imagens deverão ter uma resolução mínima de 300 dpi e serão enviadas em formato jpeg ou tiff.
  2. Todas as imagens (desenhos, fotografias, quadros, gráficos, etc.) deverão ser numeradas sequencialmente como figuras (Fig.1, Fig. 2,…).
    1. As legendas das figuras serão enviadas numa listagem autónoma.